Ensino Lusófona
ptenfrdees

IPLUSO Ensino Politécnico da Lusofonia

Candidatura online

Direção / coordenação

Maria Louro e Miguel Faria

Secretariado

Carla Almeida

Apresentação

Qualquer mudança tende, na generalidade, a colocar algumas dúvidas e a gerar diversas interpretações. No caso, a diversidade de públicos, pelo impacto direto e imediato que tem em cada uma das organizações escolares, gera dúvidas e variedade de interpretações, o que tem vindo a criar alguma tensão no que se refere ao racional teórico, mas sobretudo no que respeita à operacionalização coerente das diversas perspetivas teóricas nos contextos educativos.

Tanto a nível conceptual quanto legislativo, têm vindo a ser atualizados alguns princípios organizativos e orientadores do nosso sistema educativo, que se têm vindo a afirmar a nível internacional, procedendo a (re)interpretações muito próprias em algumas perspetivas teóricas. É sabido que, por princípio, a definição dos conceitos reflete a compreensão dos mesmos e afeta a sua operacionalização. Diferentes significados criam tensões e podem criar entropias que funcionam como barreiras a qualquer mudança desejada e expetável. Sistematizar e discutir criticamente os diferentes entendimentos envolvidos, tanto no plano teórico como prático, parece-nos representar uma riqueza na operacionalização do prescrito na norma e, neste caso concreto, na qualificação das respostas à diversidade da população escolar bem como da diversidade das culturas e políticas que representa cada uma das organizações escolares.

Novos desafios são criados às organizações educativas, criando oportunidades para a operacionalização de alguns processos com vista à (re)organização de repostas à diversidade de alunos. Para esta operacionalização é fundamental a proatividade reflexiva e crítica de todos os agentes educativos.

Objetivos

  • Promover a reflexão crítica sobre o enquadramento teórico e legislativo, numa perspetiva filosófica, histórica, económica e sócio cultural, apostando numa atitude proativa dos formandos.
  • Promover uma observação e escuta ativas de contextos e intervenientes, desencadeadoras de levantamento de necessidades e de respostas oportunas e adequadas, para prevenir e/ou resolver problemas. -
  • Incentivar dinâmicas de atuação, numa perspetiva de investigação ação, geradora de profissionais investigadores de suas práticas.

Estudos Futuros

Mestrados em Educação; Mestrados em Educação Especial e em Serviço Social

Competências

  • Analisar criticamente os principais conceitos, modelos de desenvolvimento e perspetivas teóricas relacionadas com os seguintes modelos de ação: Multiníveis, Diferenciação Pedagógica e Desenho Universal para a aprendizagem.
  • Elaborar instrumentos/documentos de ação, nomeadamente no que respeita a quadros pedagógicos concretos bem como da sua monitorização de modo a fortalecer práticas e políticas de resposta à diversidade das populações escolares que, pela sua disseminação, se (re)organizem em culturas Inclusivas.
  • Estabelecer de forma critica e funcional estratégias e métodos de organização do ambiente educativo potenciando a equidade, as aprendizagens de todos os alunos e a reflexão crítica das práticas.

Destinatários

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:

  • Professores e Educadores de Infância
  • Licenciados que se interessam por estas questões educativas

Condições de Acesso

Licenciatura

Plano de Estudos

Designação ECTS
I - Educação inclusiva: conceptualização e enquadramento legislativo
4
II - Educação para a Diversidade: operacionalização dos pressupostos normativos 8
III - Operacionalização do Modelo Multiníveis e Trabalho em equipa 4
IV - Seminário 2

Calendários escolares

Instalações onde decorrem as aulas:

IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:

  • ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
  • ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração

IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:

  • ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
  • ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
  • EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
  • ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal

Valores

  • Candidatura
    Matrícula e Inscrição 195€
    Candidatos Internacionais 350€
    Seguro Escolar 40€
  • Propinas
    Propina mensal 192€
Consulte a Política de Privacidade em vigor no Ipluso.
Direitos de autor © 2024 IPLUSO. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.