Investigação

A 13 de abril de 2016 realizou-se a reunião inaugural do Núcleo de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde – NICiTeS, da ERISA.

Este núcleo, cuja comissão instaladora é constituída pelo Diretor, Diretores de Departamento, Diretores de Ciclos de Estudo e Docentes habilitados com o grau de Doutor e com competências no âmbito da investigação científica, constitui o embrião de uma futura, e desejável, Unidade de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde no âmbito do IPLuso.

De acordo com as palavras do Senhor Ministro da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior, o Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos irá “estimular os centros de investigação dos institutos politécnicos em estreita relação com o tecido produtivo, social e económico das várias regiões” (cit. in O Público; 10/2/2016). Nesta perspetiva, a criação desta estrutura constitui um marco decisivo para o desenvolvimento científico da ERISA.

Composição da Comissão Instaladora

Prof. Doutor Paulo Sargento
Diretor da ERISA
Prof. Doutora Mónica Teixeira
Diretora dos Departamentos de Ciências da Saúde e de Terapêuticas Não Convencionais
Profª Doutora Maria João Fernandes
Diretora do 1º Ciclo em Enfermagem
Profª Doutora Isabel Ribeiro
Coordenador de Estágios do 1º Ciclo em Análises Clínicas e Saúde Pública
Profª Doutora Maria do Céu Costa
Coordenadora de Estágios do 1º Ciclo em Farmácia
Prof. Doutor Miguel Faria
Prof. Coordenador
Profª Doutora Josefina Granadeiro
Profª Coordenadora

Projetos iniciados

Proposta para a Criação de Centro Académico Clínico através de Consórcio entre a ERISA, a Clínica S. João de Deus e os Institutos Politécnicos de Santarém, Setúbal e Leiria.
Prof. Doutor Paulo Sargento
Estudos do Sono (em associação com a Universidade de Salamanca e COPELABS)
Profª Doutora Mónica Teixeira
Toxicologia (em associação com o REQUIMTE)
Lesões Músculo-Esqueléticas (em associação com a Universidade de Léon)
Profª Doutora Maria do Céu Costa
Desenvolvimento de protótipos de produtos naturais  inovadores e amigos do ambiente à base de Cipreste lusitano  (Cupressus lusitanica)
Estudo sobre biopsia mamária – qualidade da  Informação à e ao paciente (em colaboração com o Hospital de S. José)
Contribuição analítica para a Avaliação de risco do uso ritual da dimetiltriptamina oral (DMT) e alcalóides de harmalina presentes na decocção Ayahuasca (em colaboração com a SPFito; INMLCF – Delegação Norte; Comunidade Daimista de Portugal)